Com o gradual aumento da população idosa no Brasil também vemos uma ocorrência cada vez maior da osteoporose. Essa é uma condição geralmente bastante limitante para nosso aluno e que também aumenta seu risco de queda e perda de movimentos funcionais. Se você trabalha com Pilates e tem muitos alunos idosos já deve ter se perguntado: Posso usar o Pilates no tratamento da osteoporose?

O que é osteoporose? 

A osteoporose é uma doença que atinge o tecido ósseo geralmente de idosos, entre suas causas estão:

  • Perda gradual de massa óssea;
  • Enfraquecimento das trabéculas ósseas por deterioração na microarquitetura tecidual;
  • Falta de qualidade do tecido depositado;
  • Perda de plasticidade e homogeneidade do tecido;
  • Diminuição da quantidade de mineralização óssea.

Combinando todos esses fatores, encontramos ossos mais frágeis e, portanto, suscetíveis a fraturas muito mais facilmente que ossos saudáveis.

Essa renovação é continua e realizada por três tipos de células responsáveis pela formação, regulação e reabsorção da estrutura óssea enfraquecida (envelhecida). Essas células são:

  • Osteoblastos: formam a estrutura óssea;
  • Osteócitos: células mantenedoras da quantidade de minerais existentes no osso (cálcio);
  • Osteoclastos: reabsorção das células envelhecidas.

A osteopenia é, portanto, a diminuição de massa óssea, gerada pela perda de cálcio (osteócitos débeis). Muitas vezes quando não tratada ela leva a osteoporose.

Vários fatores podem influenciar gerando um desequilíbrio por todo o sistema.

No Brasil, a prevalência de osteoporose em mulheres pós-menopáusicas varia entre 15% e 33%. Um diagnóstico de osteoporose pode ser feito com base em fraturas sem trauma significativo ou na baixa densidade mineral óssea (DMO), medida por absorciometria de raios-X.

Por que o Pilates ajuda? 

Conclusão

O Pilates é uma ótima modalidade para qualquer aluno idoso e ajuda a proporcionar mais bem-estar e melhora nas atividades diárias. No caso da osteoporose em especial ele também ajuda a melhorar a independência dos alunos e melhora de diversas características importantes. Quer melhorar a vida do seu aluno com osteoporose? Tente o Pilates.