A fibromialgia é classificada como uma doença musculoesquelética que ainda confunde muitos profissionais. O paciente sofrendo com tal patologia fica hipersensível a estímulos externos, podendo sentir dor em qualquer situação.

Ele passa por períodos calmos, com poucos sintomas aparentes, e exageradamente ativos, quando sente desconforto em qualquer momento. Apesar de precisarmos tratar esses pacientes com todo cuidado, pouco é conhecido quanto às suas causas.

O fisioterapeuta faz parte de uma equipe multidisciplinar que atua no tratamento do paciente fibromiálgico que tem como objetivo devolver sua qualidade de vida. Os exercícios físicos parecem ser uma boa maneira de diminuir o quadro de dor, mas precisamos saber exatamente como tratar esse paciente.

Fiz esse guia rápido abaixo para que você entenda melhor como é o tratamento inicial de um paciente com fibromialgia. Esse guia deve ter ajudar a planejar e preparar o tratamento desde as fases iniciais.

Infográfico: fases iniciais no tratamento da Fibromialgia

tratamento inicial da fibromialgia

Conclusão

Com os exercícios adequados conseguimos melhorar consideravelmente a qualidade de vida do nosso paciente. Para isso deveremos começar com uma boa parte da aula dedicada ao alívio da dor, que será um fator limitante a princípio.

Eventualmente o aluno conseguirá dedicar mais e mais tempo aos exercícios, tornando-se um verdadeiro praticante de Pilates. Os exercícios praticados com frequência serão uma maneira de evitar novas recaídas no quadro.

O paciente fibromiálgico também precisa de acompanhamento psicológico. Seu estado emocional está muito relacionado às dores e desconfortos, portanto devemos encaminhá-lo a um profissional da área quando necessário.

Seguindo essas dicas você conseguirá iniciar o tratamento da fibromialgia de maneira eficiente. Sempre respeite seu aluno e sua dor para que ele continue a ter motivação para continuar evoluindo. Se quiser aprender ainda mais sobre o Pilates no tratamento da fibromialgia recomendo meu texto abaixo. Nele dou uma explicação completa da patologia baseada em evidências científicas.

[colocar link]