Quando estava pensando no que eu poderia fazer para comemorar, no final de 2018, o sucesso do meu blog, várias opções especiais passaram pela minha cabeça.

Não posso deixar de comentar que foram 629.450 visualizações durante todo o ano! Mais de meio milhão em 12 meses, dá pra acreditar? É muito acesso em tão pouco tempo!

Isso me deixa extremamente feliz e, por esse motivo, preparei 4 especiais com os Melhores de Ano em 2018!

Cada especial é dedicado à uma categoria diferente do meu blog. São elas:

  • Hipopressiva;
  • Biomecânica;
  • Avaliação Postural;
  • Cadeias Musculares.

Abaixo, você pode encontrar os textos mais acessados e comentados da categoria Avaliação Postural! Espero que você aproveite todo o conhecimento que esse Top 5 pode trazer para a sua vida profissional.

Um feliz ano novo, e até o ano que vem! Aproveitem!

#5 – Avaliação Postural Estática X Avaliação Postural Dinâmica

Já que conhecemos as Cadeias Musculares gostaria de propor para vocês uma abordagem de avaliação diferente. Claro que a avaliação postural estática é importante, mas não vivemos na estática.

Aliás, sabemos que a estática não existe, visto que nosso equilíbrio é baseado em um desequilíbrio anterior. Levando isso em consideração, nada mais lógico que também avaliemos de forma simples e rápida esse corpo através das suas dinâmicas Cadeias Musculares que levam o nosso corpo para o movimento.

Quer ler o texto completo? Basta clicar aqui!

Informações Gerais

  • Data da Publicação: 23 de junho de 2017
  • Visualizações: 3.598

#4 – Tudo que você precisa saber sobre avaliação postural estática

Na avaliação postural estática observamos somente os pontos anatômicos de forma estática. Só depois juntamos todos nossos achados à avaliação dinâmica, entrevista, testes específicos, dentre outros.

Costumo brincar que a avaliação é um divertido jogo de quebra cabeça. Nele as peças vão se juntando uma a uma para que entendamos o corpo que nos pediu ajuda.

Quer ler o texto completo? Basta clicar aqui!

Informações Gerais

  • Data da Publicação: 13 de dezembro de 2017
  • Visualizações: 3.992

#3 – Dor lombar e suas possíveis origens viscerais

Já falamos na nossa série de artigos sobre dor lombar a respeito de cesáreas tratamento da dor lombar. Agora chegou a hora de falar sobre as dores de origens viscerais.

Andrew Taylor Still, criador da osteopatia, acreditava que todos os sistemas do corpo estavam interligados. Portanto, a doença de um sistema afetaria os outros. Usaremos essa visão da osteopatia para discutir a dor lombar visceral.

Quer ler o texto completo? Basta clicar aqui!

Informações Gerais

  • Data da Publicação:29 de setembro de 2017
  • Visualizações: 4.994

#2 – Avaliação de ombro: testes para os principais músculos

O ombro é uma zona bastante lesionada em todos os tipos de alunos. Por ser muito instável e complexo, esse conjunto articular geralmente acaba com pouca estabilidade ou mobilidade. Além disso, existem diversos tipos de lesões e patologias que podemos encontrar no complexo do ombro.

Por isso é extremamente importante saber realizar uma boa avaliação de ombro e suas musculaturas. É exatamente esse o foco desse artigo. Entenda melhor como realizar alguns testes musculares no ombro e as musculaturas mais importantes na avaliação. Para entender tudo isso é só continuar lendo.

Quer ler o texto completo? Basta clicar aqui!

Informações Gerais

  • Data da Publicação: 22 de janeiro de 2018
  • Visualizações: 6.093

#1 – 6 dicas para uma avaliação postural eficiente

Assim que o aluno entra em nosso espaço ele está sob avaliação, mesmo que não saiba. O motivo é simples: uma boa avaliação postural consegue garantir o sucesso de um tratamento.

Da mesma maneira, se avaliarmos aquele corpo de maneira incompleta ou errada a reabilitação será pouco eficiente. É durante a avaliação que descobrimos praticamente tudo sobre o aluno que terá importância no nosso trabalho mais tarde.

Portanto, fazer essa etapa de qualquer jeito é pedir para suas aulas fracassarem. Um bom profissional deve conhecer muito bem as técnicas para aplicar uma boa avaliação postura. Se você está em dúvida sobre esse assunto ou só quer melhorar seus conhecimentos continue lendo.

Quer ler o texto completo? Basta clicar aqui!

Informações Gerais

  • Data da Publicação: 11 de agosto de 2017
  • Visualizações: 7.259

 

*Dados computados até o dia 11/12