As cadeias musculares são importantes para o atendimento, seja no Pilates ou na fisioterapia. Quer aprender mais sobre elas? Confira os 4 artigos mais lidos sobre cadeias musculares desse ano para continuar aprendendo sobre essa parte importante do tratamento.

Quer baixar um ebook completo sobre Avaliação Postural gratuitamente? Clique aqui para baixar

1. O que são cadeias musculares e por que você deve conhecê-las? 

cadeias musculares o que sãoCadeias musculares são mencionadas o tempo todo em estudos e nas áreas de pesquisa do movimento. Mesmo assim, existem muitos profissionais que não compreendem completamente a que se refere o termo. É fácil de entender essa confusão, porém não podemos continuar assim.

Aprenda nesse artigo o que realmente são as cadeias musculares. Elas te ajudarão a reabilitar seu aluno tendo uma visão global de seu corpo. Aproveite para conferir todos esses conceitos que te tornarão um profissional mais completo e consciente.

  • Visualizações: 4.395

2. Escoliose: como tratar usando cadeias musculares

escoliose e cadeias muscularesMencionei no tópico anterior que as cadeias musculares te ajudam a realizar tratamentos na fisioterapia e no Pilates. Se você queria alguma prova aqui vai um ótimo exemplo. A escoliose é um desvio da coluna que causa um número enorme de compensações para que o corpo continue se movendo. Ao analisar esse quadro através da ótima de cadeias musculares perceberemos como todo o corpo está sendo afetado pelo desvio.

Aprenda a tratar as escolioses utilizando cadeias musculares e você perceberá que os resultados são muito mais fáceis de perceber.

  • Visualizações: 3.550

3. 3 leis biomecânicas que regem as cadeias musculares

cadeias-musculares-3Não adianta você decorar protocolos prontos de atendimento se não consegue compreender a biomecânica dos movimentos. O mesmo acontece com as cadeias musculares, de nada adianta conhecer informações teóricas se o profissional é incapaz entender as leis biomecânicas que as fazem funcionar.

É exatamente por isso que preparei um infográfico completo sobre as 3 principais leis biomecânicas relacionadas a cadeias musculares. Você pode conferir todas eles nesse artigo.

  • Visualizações: 3.075

4. O papel da fáscia nas cadeias musculares

cadeias-musculares-1Ouvimos falar muito sobre a fáscia na nossa área de atuação. E você sabia que as fáscias também têm tudo a ver com as cadeias musculares? É impossível tratar um aluno sem levar em consideração tanto as cadeias quanto as fáscias.

Nesse artigo você compreenderá a relação entre fáscia e cadeias musculares para trabalhar com seu aluno de maneira completa.

  • Visualizações: 1.884